Avaria Correios
Ao receber o pacote ou retirar na agência dos Correios, é importante que o comprador verifique se o produto está em perfeito estado. Caso note que há algo divergente, como por exemplo: caixa aberta, encharcada ou danificada, é necessário pedir que a unidade entregadora gere o termo de constatação, que é um documento relatando o estado da encomenda, e se o destinatário deseja ou não recebê-la.
Quando é emitido o termo, ele tem as seguintes opções:
- Receber sem contestar, por exemplo, se ele entende que o conteúdo não estará avariado ou se o dano na embalagem for superficial;
- Receber com contestação;
- Recusar, e o objeto voltará ao remetente.
Caso o comprador já tenha recebido a encomenda pois a embalagem estava em condições normais, mas ao abrir notou que o produto está avariado, você deverá entrar em contato com a nossa Central de atendimento para podermos abrir um pedido de informação (PI) com os Correios.
Após isso, haverá a apuração do PI, e os Correios vão avaliar se o dano foi causado por impacto no processo operacional ou se por acondicionamento e/ou embalagem não compatível com o conteúdo.
Ao final da apuração, o PI será fechado como procedente para indenização ou improcedente, sem indenização.
📌 É importante orientar que o comprador guarde a embalagem até o fim da apuração do PI, pois eventualmente os Correios poderão requisitá-la para alguma análise complementar.
Dicas:
Sempre observe se acondicionamento/embalagem de seu produto estão condizentes com o conteúdo, pois ao entrar no fluxo postal, as encomendas são manuseadas e transportadas agrupadamente com outras de diferentes pesos e tamanho, podendo assim danificar o seu pacote e/ou produto.
Você pode ter informações detalhadas sobre embalagem e acondicionamento de produtos visitando nosso blog, ou o site dos Correios.